Quando a psicoterapia de casal é indicada?

A psicoterapia de casal é indicada quando há problemas na relação conjugal que afetam o bem-estar e a felicidade de ambos os parceiros. Esses problemas podem incluir conflitos de comunicação, dificuldades de convivência, infidelidade, problemas sexuais, diferenças de valores, entre outros.

A terapia de casal pode ajudar os parceiros a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes, a identificar e resolver conflitos e a melhorar a compreensão mútua. Ao trabalhar juntos com um terapeuta, os parceiros podem aprender a identificar padrões disfuncionais de comportamento e a mudá-los para criar uma relação mais saudável e satisfatória.

É importante notar que a terapia de casal não é apropriada em todas as situações. Em casos de violência doméstica, por exemplo, a segurança dos envolvidos é a prioridade e pode ser necessário interromper a terapia para garantir a segurança dos parceiros. Da mesma forma, se um parceiro não estiver disposto a participar da terapia, pode ser difícil fazer um progresso significativo.

Como psicóloga com abordagem analítica, considero a dinâmica inconsciente que pode estar influenciando a relação do casal, como projeções, identificações, transferências e outras questões relacionadas à psicodinâmica do casal. Em qualquer caso, é importante avaliar cuidadosamente as necessidades e circunstâncias individuais de cada casal antes de recomendar a terapia de casal como forma de tratamento.

Gostaria de vivenciar essa experiência com seu(a) parceiro(a)? Entre em contato e agende agora a sua primeira sessão!