Afinal, o que faz um profissional de sexologia? O sexólogo é um profissional da saúde com enfoque em questões relacionadas à sexualidade humana, auxiliando pessoas a lidar com questões de disfunções sexuais, problemas de relacionamento, questões de identidade sexual, autodescoberta corporal, educação e orientação sexual para jovens, adultos e/ou responsáveis.
As atividades comuns de um sexólogo incluem:
- Diagnosticar e tratar os transtornos de comportamento sexual, sendo os mais comuns disfunção erétil, anorgasmia ou dor durante o ato sexual;
- Ajudar pessoas a explorar e compreender sua orientação sexual e identidade de gênero;
- Trabalhar com casais para melhorar sua vida sexual e resolver questões relacionadas ao prazer;
- Ajudar pessoas a lidar com questões emocionais que possam estar afetando sua vida sexual, como ansiedade, depressão, estresse ou traumas;
- Fornecer informações e educação sobre sexualidade saudável e segura;
- Um sexólogo geralmente trabalha em conjunto com outros profissionais de saúde, como médicos, psicólogos e terapeutas, a fim de oferecer uma abordagem abrangente e individualizada para o tratamento.
Mas o que diferencia um sexólogo de psicólogo terapeuta sexual?
Qualquer pessoa que tenha afinidade com o tema pode ser sexólogo, mas nem todo sexólogo é psicólogo especialista em terapia sexual. O psicólogo faz uma graduação e depois se especializa em determinada área de interesse. A profissão de psicologia possui um conselho, onde respondemos qualquer infração, já o sexólogo sem a formação está sujeito a impunidade caso os direitos do cliente venham a ser feridos.
Por isso escolha com bastante cuidado quem você deseja que entre na sua vida e dividir seus medos, dores e angústias, independente da formação.
Gostaria de vivenciar uma autodescoberta? Entre em contato, agende agora a sua primeira sessão e vamos juntos nessa jornada de transformação!